sábado, 23 de outubro de 2010

Para a Mestra!

Estas almofadas foram feitas pela minha mãe para oferecer à minha madrinha como presente de aniversário.

Apesar de gostar muito de costurar, para nós e para os outros, a minha mãe sempre viveu demasiado depressa, sempre a correr de um lado para o outro, e o tempo que lhe sobrava para estas coisas era pouco ou quase nenhum. Tem o "pecado" de começar muitas coisas e acabar só algumas, que agora eu entendo melhor do que ninguém, porque sou bem pior do que ela. As nossas roupas de casamento tiraram-lhe algumas noites de sono na véspera da festa. Em todos os tempos mortos, a caminho ou em espera, sai da bolsa o saquinho da renda de rosetas, começada há mais de 20 anos e que lá para o Natal irá finalmente cobrir a minha cama.

Com o tempo, ganhou juízo e deixou-se destas correrias e aderiu ao prêt-à-porter, que também é bonito e dá folga ao tempo. É assim com as roupas e com os presentes...quase todos os presentes, porque com a minha madrinha é diferente.

Armada em psicanalista, ocorreu-me que a vontade de lhe oferecer alguma coisa feita pelas suas mãos, usando o conhecimento que adquiriu ao longo do tempo, tem sido a forma de agradecer à sua Mestra tudo aquilo que lhe ensinou.

A minha madrinha, costureira de profissão, foi a nossa mestra, minha, da minha irmã, das minhas primas e também da minha mãe, de quem é cunhada. A viver na mesma casa que a minha mãe e os meus avós, cativou a minha mãe para a costura, estimulando-lhe a criativa no aproveitamento de tecidos e desafiando-lhe a ousadia para fazer os talhos das blusas.
Ao serão, juntávamos-nos lá todas a costurar, a coscuvilhar e tudo o que nos apetecesse fazer entre primas e tias.

Recentemente atraída pelo patchwork, a minha mãe experimentou pela primeira vez os pré-cortados em triângulos (turn over), que escolheu da prateleira da loja e ficou fascinada pelo resultado.
Num serão, agora cá em casa, depois de os meninos fecharem as últimas pestanas, experimentamos cores e formas e o resultado é este:



Estão lindas e com uma perfeição que supera as artes da Mestra, de um rigor matemático, sem cantos por casar nem pontas por rematar.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

doll quilt privat swap


A Anita é americana, de Washington, e uma profissional do patchwork. Há muito tempo que visito a casa dela e espreito pela sua janela.
Aprecio-lhe a criatividade, o bom gosto e a enorme abertura com que partilha  as suas emoções, as suas experiências e os seus conhecimentos.
Frequentemente, promove acções colectivas, a que se chama quilt along, envolvendo a todos que se interessam na realização de um mesmo projecto, apresentando imagens e explicações detalhadas de cada passo. Eu já alinhei em duas delas, mas não acabei nenhuma...ainda. Entretanto, tenho aprendido estimulada com os novos desafios.

A Anita, carinhosamente convidou-me a fazer com ela um doll quit swap privado, a fingir que era o outro, mas de amiga para amiga. 
Eu fiz uma manta para ela e recebi uma dela para mim. Maravilha! Sou uma miúda cheia de sorte. 
Este foi o quilt que a Anita me enviou, que orgulhosamente pendurei na minha sala de costura e que lhe deu um colorido fantástico.


Para ela enviei um "quilt around the world", com a intenção de selar uma amizade virtual que cresce à distância. Uma combinação de sólidos, harmonizados por um dos tecidos mais bonitos do Kaffe Fasset.

Colorido, como se quer a vida! 
Circular, como se querem os amigos! 
Gracioso, como se quer a arte!


  

Parece-me que ela gostou!