sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

lã para o bebé



Esta camisola foi feita para o Francisco, que cresce dentro da barriga da Ana a toda a força. Numa cor quente e com textura suave, para o aconchegar nos primeiros tempos por cá.


Espero que ele goste!



O modelo está aqui, para quem quizer aquecer mais bébés. As cores são imperdíveis!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ajardinar


O sol está aí, pelo menos por enquanto, e não apetece nada ficar dentro de casa.
Ontem, viemos para o jardim ajudar o pai a cortar a relva e limpar as plantas da floreira.
Com o sol tudo cresce, crescem os meninos, crescem os dias, crescem as plantas do jardim e crescem as ervas daninhas, o que era perfeitamente escusado....

Enquanto estão a ajardinar, prestam atenção ao que vai florindo...


fazem trabalhos como os crescidos...

e estudam ciências da natureza...



Descobriram que as plantas do nosso jardim há umas que têm raízes fasciculadas e outras com raízes aprumadas.



No fim, ainda deu tempo para brincar, com o barco que o J. construiu e o nosso jardim ficou mais bonito!
Afinal crescemos todos mais um bocadinho!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Alvoraaada!!!

É do tempo, é da idade ou é do feitio, do mau feitio!

Arre criançada que só gosta de acordar cedo quando não é preciso...


Durante a semana, quando os minutos são contados é um ai Jesus para levantar, vestir, lavar e comer, num esforço inglório de chegar à escola (e já agora ao trabalho) cada vez com menos minutos de atraso.


Este até foi um compromisso para 2009 entre os muitos e aqui o carro vassoura, para que nenhuma birra empate a entrada a horas nas escolas. Vai correndo...Tem dias... E eu entendo-os tão bem, que a mim também fazem falta mais 5 minutos na cama, a sentir o calor de quem já se levantou, a habituar ao dia, à luz e ao ritmo que me espera fora dos lençóis.


Mas não vale a pena lamentar, porque de 2ª a domingo o despertador não perdoa, e nenhum dia é dia de nada, e nenhum dia começa depois das 8h.


Nenhum dia excepto as férias, poucas mas preciosas, sem horas de entrar nem de sair, sem mochilas nem deveres, sem despertador nem mau humor.


Seria assim, se eles também nisto não fossem do contra. Então se metermos primos à mistura, trocam-se os fusos e já não há palha na cama.


Tiram à sorte o quarto em que o primo vai dormir e fazem um pacto (secreto até hoje de manhã) de que o primeiro a acordar acorda também os outros todos. Porque o dia é curto e é preciso aproveitar bem a brincadeira.


O galo cá de casa cumpriu a promessa e às 7h20m já estava tudo a rabiar. O galo que é galinha e que nasceu com uma crista, bem arrebitada, e nem com mimos e festas na cama da mãe se segura mais do que 5 minutos.


E nós, a quem não restam opções, lá temos que levantar, meios a dormir meios a ralhar, a aviar taças de leite com cereais, torradas com chocolate, mais as palhinhas e os guardanapos e abre lá a boca e toma o remédio...


O que vale é que hoje é dia de trabalho e há uma avó para os entreter ou não havia tempo para descansar!



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

chama-lhe tola...

Encontrei a L. sentada na cama a matutar, quando já eram horas de se vestir e lavar os dentes e andar depressa que o dia é de escola.
Estava a pensar no teste que ia fazer, de Estudo do Meio.
Dizia que estava com medo, que não se lembrava de tudo, que de certeza se ia enganar. Que não sabia tudo de cor, faltava-lhe uma vírgula aqui, um travessão ali.
Ai, ai, mãe, que de certeza que eu vou chumbar...
- Tem calma, filha, tu estudaste bem a matéria e já sabes tudo. Acredita que te vai correr muito bem. Mas se estiveres ainda insegura, trazes o livro para o recreio, quando for intervalo, e estudas mais um bocadinho..
- Com este sol?!! Nem pensar!
É marrona mas não é tola!
E afinal correu-lhe muito bem e nem ficou afectada com o sol que apanhou na moleirinha...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

parque

O sol vem chegando e parece que quer ficar.
Temos todo o gosto que ele se junte a nós, para podermos voltar ao parque e pormos a leitura em dia.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

cronometrado


Os dias passam a uma velocidade estonteante, já não sobram horas para quase nada e tudo se decide de um dia para o outro.


Por mais que programe, organize ou agende com antecedência, as coisas sucedem-se e o tempo não espera.


Com o J. no 5º ano e a dificuldade no estudo a adensar, vi-me na necessidade de registar os testes dele na minha agenda, para organizar todas as outras coisas que esta gente faz durante a semana, com tempo para estudar.


O teste de História estava marcado por estes dias, ainda longe, no mesmo dia em que uma amiga especial fazia 11 anos. O J. quiz oferecer-lhe um presente e pediu-me para fazer um cachecol com esta lã. Com tempo, pensava eu.

Mas os dias trocaram-se e o dia do teste, que era longe, deixou de o ser e afinal era no dia seguinte. Pois claro, o mesmo dia em que a amiga fazia anos.


Fiquei aflita, com o teste e depois com o presente da menina, que ainda não tinha entrado nas agulhas. E, a sair de um consulta às 8 h da noite, havia matéria para estudar, 3 banhos para dar, jantar para fazer e um cachecol para tricotar.


Inspira, expira, que não é assim que deve ser. Não sou eu que devo estar aflita e não é assim que ele vai estudar melhor a formação do Condado Portucalense.


Eles jantaram bem, cheiravam ainda melhor.

No dia seguinte, o J. foi com a matéria sabida e um presente na mochila, para aquecer um coração pequenino.


Ainda não me tinha visto nestes preparos...





quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

manso


Precisávamos de deitar devagar e acordar de mansinho.

Não faltam pretextos para o fazer nem datas para comemorar.

As crianças ficam bem e gostam um bocadinho da nossa ausência.

Depois de um cheirinho a mar, sabe muito bem voltar a sentir saudades deles.