domingo, 19 de agosto de 2007

Lx

No início da semana, fomos a Lisboa de comboio, para que os meninos experimentassem uma viagem de comboio de longa duração (aqui os crentes acham que eles vão aguentar uma até Paris no próximo ano!!!) e para conhecer alguns monumentos da capital, que só avistaram ainda bebés.
Para abrir o apetite, começamos pelo Oceanário, que o G. nunca tinha visitado. A admiração dele pela grandiosidade daquele tanque central era consoladora. Tudo para ele era estranho e ao mesmo tempo familiar, querendo dar nomes a todas as espécies que lhe surgiam à vista:
- G. olha uma lagosta.
- Não é uma lagosta é uma aranha!!!
Eu digo:
- Olha ali, um peixe tão grande!
Uma outra menina corrige-me:
- Não é um peixe, é um grandalhão!
Mas o G. esclarece-nos:
- É um MONSTRO!!!
A L., numa fase em que anda ávida da leitura, devorava todos os placards informativos e só parava na tradução para inglês. Eu estava admirada e já me poupava a explicações mas ela, no rescaldo do seu esforço dizia:
- Ó mãe, não percebi nada, o que é que dizia ali?
Também passamos pela fase da birra, desta vez da L., que lida muito mal com o sono e decidiu implicar com a "minha mais velha", a minha irmã, que também nos fez companhia. Esta, que tem pouco mais juízo que os sobrinhos, ao avistar a indicação do "peixe-chato", diz:
- Olha ali, o "peixe L."!
Pronto, entornou-se o caldo e a pequena passou-se e amuou até ao fim da visita.
Na parte final, quando estávamos a ver a exposição sobre as rotas marítimas e os antigos modos de pesca, só conseguia arrancar deles um
"hum, hum"
"está bem"
"pois"
No fim, já só os despertou um jogo electrónico de reabastecimento de energia de uma espécie marinha.



Depois do almoço fomos visitar a zona histórica da cidade num autocarro "sem telhado" e com descrição áudio, que os entusiasmou durante quase duas horas, a eles e aos outros passageiros, que já deviam estar tontos com a quantidade de vezes que eles mudavam de lugar a experimentar todas as emissões em todos as ligações possíveis.

Acho que até italiano eles ouviram!!!

3 comentários:

Mónica disse...

Temos new look, muito giro!
Há 2 anos tb os levamos ao Oceanário, foi de loucos.Ainda pensei repetir a proeza durante estas férias, mas agora ao recordar como foi, e quase de certeza que este ano vai ser pior, parece-me que só daqui a uns anos :-),pq por estes lados são só birras e mais birras, acompanhadas de puxões de cabelos.O P. resolve logo o assunto com uma palmada em cada uma, vira costas e está feito, mas elas são demais!
A ideia de ir a Paris é bastante interessante e aptecivel, mas de avião é mais rápido (é certo que perde o encanto de ir de comboio), acaba-se mais cedo com as birras
:-)
Bjo

Celia disse...

Olha que eu acho que és corajosa!

APO (Bem-Trapilho) disse...

sim, viagem interessante mas soou-me a maratona para os pais! A M. tb adora o oceanário e anda a matraquear-me o juízo para lá voltarmos, lá será qualquer dia destes.
Quanto ao new look, gosto! Continuo às voltas com o meu para o pôr como quero, mas já ouvi dizer k tenho k mexer nas instruções html :-\ Não percebo nada disso!!! Mas há-de ficar como eu quero!
bjinho grande