domingo, 3 de junho de 2007

A mamã pôs um ovo!

A primeira vez que tive necessidade de explicar aos meus filhos como nascem os bebés, estava grávida do G. e o J. e a L. perguntaram como é que ele foi lá parar. Por um acaso, "esbarrei" num livro chamado "A mamã pôs um ovo!" que, de forma lúdica, animada e até ousada, esclareceu as suas dúvidas.
Sempre que me questionam sobre o assunto, respondo da forma mais clara possível, como sendo um acto de amor entre 2 pessoas que se conhecem muito bem e se amam muito, como o pai e a mãe.
Há algum tempo atrás, o J., no auge dos seus 8 anos, perguntou-me:
- Ó mãe, tu e o pai fazem "séxico"?
Engoli o riso, corrijo o erro ortográfico e respondi calmamente que sim.
Agora foi ele que não conteve o riso. Piscou o olho à irmã e disse:
-Hi, hi, hi... o pai e a mãe fazem "séxico"!
(Está a ser difícil acertar na palavra...!)
Continuei dizendo que é normal entre namorados acariciarem-se, beijarem-se e abraçarem-se, demonstrando assim amor que sentem um pelo outro.
Passado algum tempo, eu e o pai fomos de férias sozinhos e uns dias após o nosso regresso, pergunta-me o J.:
-Nas férias, o pai pôs sementinhas dentro de ti, mãe?
-Sim filho, namoramos muito. - respondi.
O assunto acabou ali, acho que percebeu!

Assim têm sido as nossas conversas, sem grandes pormenores sem grandes fantasias.
O amor tal como ele é, a sexualidade tal como ela é, simples e íntima. Um desafio para se descobrir a dois, os dois que se amam! Foi assim connosco, espero que seja assim com eles!

Sem comentários: